Banner

Downloads

Termos de Compromisso

PLANTIO DIRETO

 

Os sistemas de cultivo preparo convencional, cultivo mínimo e sistema plantio direto tem grande influência na conservação dos recursos naturais, tendo como atenuantes ou agravantes a declividade do terreno, o tipo de solo e o clima.

O Sistema Plantio Direto (SPD) é um Sistema de Produção que se baseia em três princípios fundamentais (FAO, 2015):


- Mínima mobilização do solo;

- Cobertura permanente do solo;

- Rotação e ou associação de culturas visando maximizar a biodiversidade;


Muzilli, 2006 agrega o manejo integrado de pragas, doenças e plantas invasoras. E Derpsch, 2013, por sua vez, agrega um outro princípio deste sistema que, segundo o autor consiste em manter sempre raízes vivas no campo, o que se obtém mediante o sistema colher – semear.

 

O emprego de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) nas etapas de identificação, cadastro, armazenamento, espacialização e gestão territorial das informações oriundas destas práticas agronômicas, tendo a bacia hidrográfica como unidade territorial, potencializa a compreensão de relações entre sistemas de produção conservacionistas, a exemplo do sistema plantio direto e, a conservação dos recursos naturais, em especial dos recursos hídricos.

 

Desta maneira apresenta-se nesta Plataforma, uma poderosa ferramenta para o cumprimento destes objetivos e mapas interativos para o controle destas atividades.

 

A metodologia utilizada para avaliação do Sistema Plantio Direto é o Índice de Qualidade Participativo (IQP), a qual trata-se de uma metodologia participativa capaz de avaliar a qualidade do Sistema Plantio Direto (SPD), fundamentada em um conjunto de indicadores relacionados à eficiência do manejo do sistema produtivo com vistas à adequada rentabilidade, com conservação ambiental.



Referências bibliográficas
Derpsch, R. Sistemas Conservacionistas de Produção: como assegurar a sua sustentabilidade? In: III Reunião Paranaense de Ciência do Solo. Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Núcleo Estadual Paraná. Resumos. Londrina, Pr, 2013, pg. 383-391

FAO. What is Conservation Agriculture? Disponível em: http://www.fao.org/ag/ca/1a.html. Acesso em: 30 mar. 2015

Muzilli, O. Manejo do Solo em Sistema Plantio Direto. In. Sistema Plantio Direto com Qualidade, Editado por Casão Jr., R., Siqueira, R., Ramchandra, Y. M., Passini, J.J. - Londrina: IAPAR; Foz do Iguaçu: ITAIPU Binacional, 2006.